22 de novembro de 2010

Roraima hospedou o Encontro de Presbíteros do Regional Norte I


De 10 a 14 de novembro de 2010, em Boa Vista, Roraima, realizou-se o encontro de Presbíteros do Regional Norte I constituído pela Arquidiocese de Manaus, as Dioceses de São Gabriel da Cachoeira, Alto Solimões, Paritins e Roraima, as Prelazias de Itacoatiara, Borba, Tefé, Coarì. Devido as distancias e dificuldade de viagem não tivemos a presença de padres de São Gabriel da Cachoeira e de  Alto Solimões.

Apesar disso o encontro foi muito bom. No dia 10 e na manhã do dia 11 o encontro foi específico pelos padres de um a cinco anos de ordenação. Os dias seguintes todos os outros. Em clima de fraternidade e simplicidade foi refletido o tema do presbítero neste chão da Amazônia.

O próximo encontro será em Manaus e será em conjunto com os regionais norte II e noroeste.

2 de novembro de 2010

Estudo da Campanha da Fraternidade 2011

Os dias 23 e 24 de outubro as lideranças das comunidades, religiosos, religiosas e presbiteros, tiveram um fim de semana de Estudo do tema da Campanha da Fraternidade de 2011 com o tema: Fraternidade e Vida no Planeta, e o lema: "A criação geme em dores de parto"(Rm.8,22). Quem orientou no estudo foi o Padre Luiz Carlos, Secretário Executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos, CNBB, acompanhado pela Irmã Maria do Carmo, Secretária Executiva do regional Norte I da CNBB.

Os dias foram de estudo intenso e a interação entre o palestrante e os presente, aportando elementos locais contextualizando o estudo na realidade amazônica e levantando os desafios que o texto base traz para a sociedade brasileira ao refletir sobre todos as formas de vida presentes no planeta. Importantes são as reflexões sobre as atitudes humanas e as consequências sobre o aquecimento, as mudanças climaticas e fisícas do planeta, tocando temas como a questão energética, o desenvolvimento, o desmatamento, o agronegócio, a ameaça para a biodiversidade, o escandalo da pobreza e a fuga do campo para a cidade.

O trabalho em grupo da tarde, após a apresentação do iluminar por meio da Palavra de Deus, indicou qual será o agir e sugeriu algumas atitudes concretas para bem viver a Campanha da Fraternidade de 2011. Os votos são que nossas comunidades assumam de verdade esta Campanha em favor da vida no Planeta.