16 de novembro de 2012

Pascoa de Dom José Song Sui-Wan

Nota de Falecimento de Dom José Song Sui-Wan (SDB) 

                        NOTA DE FALECIMENTO
Dom José Song Sui-Wan
Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira
Faleceu na tarde de hoje, dia 15 de novembro, em Campinas, aos 71 anos, Dom José Song Sui-Wan (SDB), bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.
O corpo será velado a partir das 6h00 de amanhã, dia 16 de novembro, na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora (Liceu), em Campinas. Serão celebradas Missa de Corpo Presente às 7h00 e a Missa Exequial às 11h00. O sepultamento, às 14h30, será no Jazigo dos Salesianos no Cemitério da Saudade em Campinas,.
Unimo-nos em oração à família salesiana e à Diocese de São Gabriel da Cachoeira neste momento de dor, certos de que Deus acolhe seu servo Dom José Song Sui-Wan em seus braços misericordiosos.
Setor Imprensa
Arquidiocese de Campinas


 Dom José Song nasceu em Xangai, em 1941, numa família católica da China. Com a chegada dos comunistas ao poder, em 1949, e a consequente perseguição religiosa, sua família refugiou-se em Hong Kong. Foi na ilha, então dominada pelos britânicos, que ele cursou o seminário. Temendo a devolução de Hong Kong ao governo chinês, o pai achou melhor ir para o maior país católico do mundo, levando a mulher e os seis filhos. A viagem, num navio de carga, durou dois meses e meio. “No Rio, em 1959, tivemos a primeira imagem do Brasil: o Cristo Redentor, de braços abertos. Sentimos que seríamos bem acolhidos.”
A família se instalou na cidade de São Paulo. Dom Song aprendeu português num seminário salesiano. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1971 e passou por Araras, São Carlos, Campinas, Lorena, Cruzeiro e Lavrinhas, cidades do interior paulista, trabalhando como pároco ou diretor de faculdades e colégios católicos. Nunca mais voltou ao seu país. Nos estudos foi Mestre em Filosofia e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma. Além do chinês e alguns de seus dialetos, dominava diversas línguas ocidentais: italiano, português, espanhol, inglês, francês, alemão, latim e grego.
Foi ordenado bispo em 2002 e logo enviado para São Gabriel da Cachoeira. No início, ficou assustado com a missão. Sob sua responsabilidade está uma diocese maior que o Estado de Santa Catarina. Teve de acostumar-se a uma região onde, na maioria das vezes, só chega aos fiéis por rio. A aldeia mais próxima fica a quatro horas de barco. Algumas viagens duram duas semanas.
Nas visitas, celebrava missas, casamentos, batizados e crismas e fazia mágicas. Visitava casa por casa, coisa rara para um bispo. Visitou pessoalmente mais de 5,7 mil famílias. “Não forço nada. Os índios são muito religiosos e participam por conta própria”, esclarece. Outra forma de evangelização é a TV – Dom Song tem um programa na retransmissora local da Rede Vida.
Em 2009 teve seu pedido de renúncia acolhido pelo Papa, tornando-se bispo emérito, para que pudesse cuidar da saúde retornou à Inspetoria Salesiana de São Paulo e residiu em Araras. Agravando seu estado de saúde e necessitando de contínuo acompanhamento de enfermeiros, foi transferido para o Liceu Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas. Além do Parkinson que o fazia sofrer muito e o deixou sempre mais debilitado, foi constatado um tumor na região do fígado. Em outubro de 2012 teve o quadro da saúde agravado falecendo na tarde de 15 de novembro de 2012. Definia-se como um homem “muito alegre”.

  A Diocese de Roraima se une à dor da Igreja Irmã de São Gabriel da Cachoeira e à família salesiana e oferece preces para que Deus acolha no seu Reino este servo bom e fiél. Descanse em paz.

15 de novembro de 2012

ESTUDO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


No sábado 10 e na manhã de 11 de novembro de 2012 na comunidade São Bento cerca de cem pessoas participaram do tradicional estudo da Campanha da Fraternidade.


 O tema deste ano: Fraternidade e Juventude e o Lema:


As conclusões finais do estudo recomendaram aos presentes um maior compromisso com nossa juventude indo ao seu encontro nos lugares aonde ela se encontra (escolas, universidades, agremiações, grupos, etc.).