22 de novembro de 2010

Roraima hospedou o Encontro de Presbíteros do Regional Norte I


De 10 a 14 de novembro de 2010, em Boa Vista, Roraima, realizou-se o encontro de Presbíteros do Regional Norte I constituído pela Arquidiocese de Manaus, as Dioceses de São Gabriel da Cachoeira, Alto Solimões, Paritins e Roraima, as Prelazias de Itacoatiara, Borba, Tefé, Coarì. Devido as distancias e dificuldade de viagem não tivemos a presença de padres de São Gabriel da Cachoeira e de  Alto Solimões.

Apesar disso o encontro foi muito bom. No dia 10 e na manhã do dia 11 o encontro foi específico pelos padres de um a cinco anos de ordenação. Os dias seguintes todos os outros. Em clima de fraternidade e simplicidade foi refletido o tema do presbítero neste chão da Amazônia.

O próximo encontro será em Manaus e será em conjunto com os regionais norte II e noroeste.

2 de novembro de 2010

Estudo da Campanha da Fraternidade 2011

Os dias 23 e 24 de outubro as lideranças das comunidades, religiosos, religiosas e presbiteros, tiveram um fim de semana de Estudo do tema da Campanha da Fraternidade de 2011 com o tema: Fraternidade e Vida no Planeta, e o lema: "A criação geme em dores de parto"(Rm.8,22). Quem orientou no estudo foi o Padre Luiz Carlos, Secretário Executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos, CNBB, acompanhado pela Irmã Maria do Carmo, Secretária Executiva do regional Norte I da CNBB.

Os dias foram de estudo intenso e a interação entre o palestrante e os presente, aportando elementos locais contextualizando o estudo na realidade amazônica e levantando os desafios que o texto base traz para a sociedade brasileira ao refletir sobre todos as formas de vida presentes no planeta. Importantes são as reflexões sobre as atitudes humanas e as consequências sobre o aquecimento, as mudanças climaticas e fisícas do planeta, tocando temas como a questão energética, o desenvolvimento, o desmatamento, o agronegócio, a ameaça para a biodiversidade, o escandalo da pobreza e a fuga do campo para a cidade.

O trabalho em grupo da tarde, após a apresentação do iluminar por meio da Palavra de Deus, indicou qual será o agir e sugeriu algumas atitudes concretas para bem viver a Campanha da Fraternidade de 2011. Os votos são que nossas comunidades assumam de verdade esta Campanha em favor da vida no Planeta.

17 de outubro de 2010

ROMARIA APARECIDA

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu este ano em Boa Vista mais de trinta e cinco mil pessoas sob o lema tirado do Evangelho de São João: "Fazei tudo o que Ele vos disser!" 

Papel importante tiveram as crianças da Infância Missionária da Diocese e demais crianças que revestidas com as cores dos cinco continentes foram levando um grande mapamundo sormontado de uma grande cruz sinal do anúncio do Evangelho a todas as nações, povos e línguas.

 Esteve também presente Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira de regresso de Roma aonde participou do curso dos novos Bispos e da Visita "AD LIMINA", encontro com o Papa Bento XVI, que ser repete a cada cinco anos e que relata o caminho de cada Igreja particular e estreita os laços de comunhão com o sucessor de Pedro, o Apóstolo chamado a presidir à Igreja na caridade e na comunhão com os irmãos.

Em conclusão da Romaria, Dom Roque, lançou duas iniciativas de solidariedade e partilha: a primeira a entrega de roupas, sapatos, etc.  para ajudar os ribeirinhos do baixo Rio Branco; a segunda com carater ecológico: a recolha do óleo de cozinha para ser entregue à Fazenda Esperança para o fabrico de sabão.
Nossa Senhora nos convida mais uma vez a "fazer tudo o que Ele disser" continuamos na Missão.

6 de setembro de 2010

Grito dos Excluidos 2010

Como tradição há muitos anos, também este ano acontecerá o Grito dos Excluídos-as 2010. Com este ano o lugar de concentração volta a ser a Feira do Produtor. Daí partiremos em direção ao Centro civico da cidade. Continua também o Plebiscito para o limite de posse da terra. Leve consigo a sua identidade e exercite a democracia pedindo os seus direitos e conosco contruíndo um projeto popular. Isso é celebrar a Pátria, a terra a casa para todas as pessoas.

4 de setembro de 2010

CARTA DE DOM ROQUE SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL

Aos cristãos católicos e a todas as pessoas de boa vontade,

Paz e bem!

O momento político atual é tempo favorável para “passar o Brasil a limpo”. Nós, como cristãos católicos, não podemos deixar de assumir nossa responsabilidade no processo eleitoral.

Fizemos uma boa caminhada no sentido da transparência das eleições, em suas diversas fases. Em Roraima, testemunhamos o esforço de membros do Ministério Público com o objetivo de impedir práticas políticas ilegais e desonestas. A lei nº. 9840/88, de iniciativa popular, provocou a cassação de muitos ocupantes de cargos públicos. Também de iniciativa popular é a lei da “Ficha Limpa”, que já está sendo aplicada no processo eleitoral em andamento.

No entanto, ainda resta muito a fazer. Existe algo que cada um de nós, e apenas cada um pode fazer: não aceitar, de jeito nenhum, a oferta de dinheiro ou de qualquer outra vantagem em troca do voto. Votar é um direito de cidadania, não tem preço. Nossa dignidade não pode ser comprada, nem vendida.

Entretanto, muitos se vendem, porque se há políticos que corrompem, há também eleitores e eleitoras que se deixam corromper. A responsabilidade pesa de ambos os lados, inclusive em termos de penalidades legais. Porém, a pena maior é para a própria população, que será governada por tais políticos por mais quatro anos.

Com base em valores éticos, princípios da Doutrina Social da Igreja e, diretrizes da CNBB queremos lembrar aos eleitores, no momento de escolher seus candidatos, alguns pontos importantes, sobretudo para nossa realidade de Roraima.



1. Conhecimento da vida passada do candidato e sua atitude diante da corrupção.


2. Conhecimento das propostas apresentadas em defesa da vida de todos, sem excluir ninguém.


3. Atenção especial a crianças e adolescentes, merecedoras de uma educação de qualidade.


4. Atenção aos mais necessitados, como doentes e idosos, favorecendo a saúde pública.


5. Compromisso com a causa indígena, assumindo suas consequências.


6. Incentivo aos pequenos agricultores e iniciativas de geração de emprego e renda.


7. Atendimento das necessidades das famílias residentes nas periferias das maiores cidades.


8. Atenção à ecologia, contra projetos devastadores e poluidores em nome do “progresso”.


9. Respeito aos direitos humanos, contra todo tipo de preconceito e discriminação.


10. Incentivo à participação dos cidadãos na elaboração de políticas e gestão de recursos públicos.



Uma palavra aos candidatos e candidatas:

Reconhecemos o esforço dos senhores e senhoras para bem se prepararem à disputa eleitoral. Consideramos positiva a vontade de submeter aos eleitores suas propostas e bandeiras, com uma postura ética de respeito aos adversários políticos, discutindo propostas objetivas de governo, sem agressões pessoais.

Como cidadãos e eleitores, esperamos que a campanha seja marcada por um debate fecundo e facilite às pessoas discernirem o melhor para construir um país justo e solidário.

Desejamos que o processo eleitoral nos ajude a crescer no exercício da cidadania, pois confiamos nos caminhos da política como meio privilegiado para promover o bem comum.



Boa Vista, 2 de setembro de 2010.


Dom Roque Paloschi

Bispo da Diocese de Roraima

11 de julho de 2010

Viagem de DOM ROQUE e de alguns Padres para a Terra Santa


Durante o mês de junho Dom Roque e os padres Mauro, Paulo, Revislande e Vantuy, juntamente com outros bispos e padres brasileiros participaram na peregrinação a Roma, para a conclusão do Ano Sacerdotal e depois na viagem na Palestina a terra de Jesus. Na volta dom Roque juntamente com os padres Paulo e Vantuy visitaram as Igrejas Irmãs de Piacenza e Vicenza, estiveram presentes na festa da Consolata em Turim e encontraram os amigos da Arquidiocese de Trento, visitando também a Rádio Studio 7, o semanário diocesano Vita Trentina, e enfim o Centro Missionário Diocesano onde tiveram uma conversa fraterna com o Pe. José Caldera atual Diretor do Centro Missionário e do Centro de Migrações. Os momentos vividos foram de muita fraternidade e intercâmbio sinal de um caminho de Igreja que nos ajuda a crescer e caminhar com maior vigor na fé e no seguimento de Jesus.

18 de maio de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos




Brasília, 12 de maio de 2010.


Caros irmãos e irmãs,


Paz e bem.


A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) se inicia no próximo domingo, 16 de maio, e vai até o dia 23. Portanto, serão oito dias de muitas alegrias, com celebrações que têm como norte o ecumenismo e tudo que ele representa: diálogo, companheirismo, caminhada, fé e unidade na diversidade.


A SOUC deste ano é histórica, isso porque, há 100 anos, missionários cristãos se reuniam na Escócia, por ocasião da Conferência Missionária de Edimburgo, com o objetivo de propor a unidade dos cristãos para a missão. Hoje a missão das igrejas é interna, pois evangelizam por meio do testemunho de que o diálogo intra e interreligioso é possível.


Por isso, cristãos de todo o mundo são chamadas a testemunhar o Cristo na unidade “para que o mundo creia” (João 17:21). Dessa forma, diferenças são eliminadas e objetivos fortalecidos, de modo que a busca pela unidade consegue permanecer mesmo na diversidade, enriquecendo o testemunho de fé.


Esse momento (SOUC) se caracteriza por duas premissas essenciais, a oração, que é capaz de elevar o ser humano a dimensões do sagrado e ao gesto concreto da realização da coleta, que tem por objetivo a manutenção dos trabalhos realizados pelo CONIC, na promoção da união entre os irmãos em Cristo. Sendo assim, de modo especial, somos convocados a valorizar essa data, realizando as celebrações e a coleta, a qual deverá ser depositada na seguinte conta:


Na certeza de que juntos somos e podemos muito mais, desejamos a todos uma abençoada Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.


Em Cristo, que nos une,


Pastor Sinodal Carlos Augusto Möller Rev. Luiz Alberto Barbosa


Presidente Secretário Geral

15 de maio de 2010

44ª Jornada Mundial dos meios de comunicação

“ O Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova na «ágora» moderna criada pelos meios actuais de comunicação.”



Estas palavras podem ser consideradas a sintese da mensagem que o Papa Bento XVI dirige aos cristãos e as pessoas de boa vontade por ocasião da quadragésima quarta jornada mundial das Comunicações Sociais cujo tema é: «O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra».

Bento XVI, lembra aos padres, como este ano sacerdotal que se concluirá em 19 de junho em Roma, traz à tona uma reflexão sobre um âmbito vasto e delicado da pastoral qual é a comunicação e o mundo digital. Um mundo que, oferece ao sacerdote novas possibilidades parea exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra, por isso, os meios modernos de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contacto com o seu próprio território e estabelecendo, muito frequentemente, formas de diálogo mais abrangentes, mas a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal. Hoje, continua o Papa, eles tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas para dar respostas adequadas às questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil. Porém a sua difusão aumenta a responsabilidade do anúncio e coloca o sacerdote no limiar de uma “história nova”, porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra. Isso significa que não se pode considerar a internet como um “marcar presença” ou um espaço a ser ocupado, aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas «vozes» que surgem do mundo digital, e anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese.



O difirencial que Bento XVI pede aos sacerdotes e à vida consagrada é que no mundo digital mais de que aprimorar a técnica adquiram uma sólida preparação teológica e uma forte espiritualidade, ferramenta necessária para comunicar a vida da Igreja e ajudar as pessoas a descobrirem o rosto de Cristo fazendo trasparecer o seu coração de consagrado e consagrada toda uma “rede” que abra a estrada para novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contacto humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais; oferecendo, às pessoas que vivem nesta nossa era «digital», os sinais necessários para reconhecerem o Senhor; dando-lhes a oportunidade de se educarem para a expectativa e a esperança, abeirando-se da Palavra de Deus que salva e favorece o desenvolvimento humano integral.



A Palavra poderá assim fazer-se ao largo no meio das numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado das auto-estradas que sulcam o ciberespaço e afirmar o direito de cidadania de Deus em todas as épocas, a fim de que, através das novas formas de comunicação, Ele possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo ouvir de novo a sua voz: «Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo» (Ap 3, 20). Do mesmo modo que o profeta Isaías chegou a imaginar uma casa de oração para todos os povos (cf. Is 56,7), não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço – como o «pátio dos gentios» do Templo de Jerusalém – também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?



Padre Gianfranco Graziola

19 de abril de 2010

Dia dos Povos Indígenas

Mais que ser definido o dia dos Povos Indígenas ou da Consciência Indígena, deveriamos chamá-lo do dia dos Yanomami, dos Taurepang, dos Patamona, dos Wai-Wai, dos Sapará, dos Waimiri Atroarí, dos Macuxi, dos Wapichana e de tantos outros povos que fazem parte deste nosso Brasil que ainda não se reconhece como pluriétnico, pluricultural, pluriracial.
Quando cada ser humano terá um espaço, direitos iguais, quando serão superados os preconceitos será o dia em que poderemos celebrar e festejar o nascimento do verdadeiro Brasil.

4 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA

A TODOS OS VOTOS DE ABENÇOADA E SANTA PÁSCOA!
O Senhor Ressuscitou! Ele vive em nosso meio.
Mas porque a ressurreição aconteça é preciso remover as pedras de nossa vida.
Feliz Páscoa.

1 de abril de 2010

Começa o Tríduo Pascal


Começa hoje nas Paróquias, Áreas Missionárias, O tríduo Pascal, às 19.30 horas com a Celebração da Ceia do Senhor e o Lava-pés. Um canto conhecido das nossas comunidade diz: Prova de amor maior não há que dar a vida pelos irmãos. Outro também canta: onde haja caridade e amor, aí habita Deus.
Somo convidados a carregar com Jesus a esperança e os sofrimentos da humanidade para os transformar em vida. Boa vivência da Páscoa.

29 de março de 2010

Missionários e Missionárias se preparam para a vivência das Celebrações do Tríduo Pascal



Os missionários e as missionárias presentes e atuantes em nossa Diocese estão desde esta tarde vivendo um momento de retiro juntamente com Dom Roque. Este momento está sendo uma tradição há alguns anos e tem como finalidade a preparação para a missa dã comunhão que terá lugar amanhã dia 30 de março às  19 horas na Igreja Catedral de Cristo Redentor. Nesta celebração os padres irão renovar suas promessas sacerdotais e em seguida serão benzidos os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do Crisma.
Nesta ocasião gostariamos de convidar todos os candidatos ao sacramento do Crisma para viver esta linda celebração.
A todos e todas os votos que possam viver intensamente as celebrações da Semana Santa.

8 de março de 2010

O Mutirão Carcerário foi prorogado até 15 de março

Continua em Roraima o mutirão da justiça carcerária que pretende avaliar cerca de 2000 processos. Até a semana passada tinham sido analisados cerca de 400 processos e recebido alvará de soltura cerca de noventa presidiários e presidiárias.
O processo vai continuar e a Pastoral Carcerária pretende continuar acompanhando o processo e sobretudo as pessoas através de parcerias com entidades e movimentos no esforço de construir outra sociedade possível em Roraima.
A grande dificuldade para que as coisas não andem dependem muita vezes da burocracia que atrapalha os projetos que não faltam e que precisam ser levados adiante con firmeza e boa vontade por parte de todos. Isso porém exige de nós uma mudança de mentalidade e de vida para podermos acolher sem julgar e oferecer aos irmãos e irmãs que erraram mais uma possibilidade de vida que depois vai reverter também em vida para nós e para toda a sociedade.

28 de fevereiro de 2010

PASTORAL CARCERÁRIA PARTICIPA DO MUTIRÃO JUDICIÁRIO

A Pastoral Carcerária de Roraima está desde o dia 22 de fevereiro participando em colaboração com a Defensoria Pública Estadual e a Faculdade de Psicológia Chatedral do Mutirão Carcerário que se estenderá até ao dia 5 de março.
O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça prevê que sejam examinados os cercas de dois mil processos penais existentes no Estado dando prioridade àqueles cujo prazo estaja expirado, e verificando também a lentidão nas progressões das penas e as passagens do regime fechado ao semi-aberto e ao albergue. A Pastoral acolhe os presidiários e as presidiárias que são soltas no Centro de Direitos Humanos e Migrações, onde é feita uma ficha para manter os contatos no futuro, em seguida passam para uma avaliação psicológica e ao sair recebem uma cesta básica´para não voltar para casa sem nada. A este processo foi dado o nome "VOLTA PARA CASA" . A vontade da Pastoral é de continuar com estes típos de colaboração construíndo juntos uma sociedade roraimense menos violenta, mais humana e fraterna.



















17 de fevereiro de 2010

COMEÇOU A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010


Várias e diferenciadas celebrações deram início a Quaresma e à Campanha da Fraternidade 2010 com o tema contundente: ECONOMIA E VIDA, e o lema: "Não podeis servir a Deus e o Dinheiro". As comunidades do centro da cidade tiveram o seu momento celebrativo na Praça Velia Coutinho, as da periferias e do interior organizaram as suas celebrações e momentos formativos. A Área Missionária do Caranã dedicou a manhã da quarta feira de cinzas para aprofundar o tema da Campanha e se preparar a vivenciá-la com intensidade e através de ações concretas. A economia solidária, o respeito para com a Mãe Terra, a mudança de comportamentos, são os meios que a Campanha apresenta a partir da experiência e da mística cristã, como caminhos para combater uma mentalidade consumista, edonista que despreza a vida e leva a morte. Os votos de que este tempo favorável e de graça nos ajude a viver a economia da criação. Boa Quaresma para todos e todas.

6 de fevereiro de 2010

Porto Alegre acolhe o sexto Mutirão de Comunicação

O auditório da PUC de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi o palco da cerimônia de abertura oficial do 6° Mutirão de Comunicação.


"Calar para escutar, para tornar os povos e as culturas protagonistas da comunicação, onde a mídia se faz anúncio apaixonado da palavra e da vida..."

Isso pretende ser o debate sobre os Processos de Comunicação e Cultura Solidária que se desenvolverá em três grandes eixos temáticoe até domingo, dia 7: a) Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação; b) Economia e comunicação na era digital; c) Comunicação no diálogo das culturas.

Os temas são debatidos em conferências, painéis, seminários, oficinas e mesas-redondas. O primeiro debate acadêmico, em forma de programa televisivo, se deu logo a seguir à cerimônia oficial. Os mediadores do debate foram os jornalistas Lauro Quadros (brasileiro) e Washington Uranga (Argentina), provocando o cubano Ismael Gonzáles, coordenador da Alba Cultural, ex-vice-ministro de Cultura e ex-diretor da RTV cubana, Fernando Checa Montúfar, diretor do CIESPAL - Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Beto Almeida, Jornalista da TV Senado, diretor da Telesur/Brasil, presidente da TV Cidade Livre (canal comunitário de Brasília), articulista do jornal Brasil de Fato, Carlos Augusto dos Santos, Ministro de Comunicação do Paraguai.


Desta primeira conversa, sai com clareza que a democratização da comunicação se dará realmente quando as pessoas serão o sujeito, parte ativa da comunicação, sendo este o meio e o patrimônio da cidadania. A própria tecnológia, apresentada muitas vezes como garantia para a democratização, embora positiva, não é garantia para a mesma se não for acompanhada de expressões culturais e da ação dos movimentos sociais que focalizem o humano, o solidário e o social. Eis porque a comunicação não pode ser apenas um aglomerado de dados, de estatísticas, mas um escutar e deixar falar a realidade, onde o próprio comunicador não é o ator principal, mas o instrumento que facilita, que canaliza a informação transmitindo e veiculando a riqueza das culturas e suas expressões, ideias, e vida dos povos.


Padre Gianfranco Graziola

3 de fevereiro de 2010

Muticom: Jovens questionam definição de cultura solidária

Cecília de Paiva*
Jovens de diversos países latino-americanos e caribenhos se reuniram no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, para debater sobre cultura solidária no Encontro Continental de Jovens, realizado nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro. O tema ‘Dialogando e transmitindo cultura solidária' foi conduzido por Pedro Sánchez, Secretário Executivo da Organização Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação - OCLACC, com palestras do jornalista e professor Élson Faxina e do músico uruguaio Daniel Drexler.
Oriundo de uma família de músicos, Drexler defendeu a integração latino-americana por meio da valorização cultural e autoral, sendo necessário diminuir a distância relacional existente entre os países latino-americanos. Para ele, a solução está na música "que é capaz de ligar diversos pontos comuns entre as regiões distintas, a exemplo do sul do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Nessa região, já começamos a fazer encontros entre cmúsicos para trocar ideias e formar parcerias entre os autores", disse o músico. De acordo com Drexler, esse formato faz gerar tendências musicais e cultur Debate durante Encontro de Jovens Comunicadoresais, além de redes de trabalho coletivo, "construindo produtos de alta qualidade não somente em relação ao país de origem do autor, mas de toda a América Latina", acredita Drexler.
Para o professor Élson Faxina, o problema está na questão da exploração entre os indivíduos, e que deveríamos provocar mudanças em vez de tirar proveito da sociedade. "Esse é um desafio que nos toca sempre, principalmente aos jovens que anseiam mudanças rápidas e eficazes. Estamos em um momento de revisão da sociedade, e temos muito mais dúvidas que certezas", disse Faxina. Após as propostas da mesa, a plateia apresentou suas considerações, com jovens buscando respostas e ao mesmo tempo apontando soluções relativas ao tema proposto e sobre as significações dos termos debatidos. A jovem peruana Nina, por exemplo, foi incisiva na proposta de reflexão acerca da distinção entre interculturalidade, pluriculturalidade e relações entre as culturas. Para ela, a compreensão facilitaria o intercâmbio de ideias e favoreceria o desenvolvimento econômico.
Outras colocações e experiências foram expostas e comentadas, chegando a conclusão de que é preciso construir um mundo de comunhão, no formato que a humanidade precisa e não de acordo com o capitalismo  ou como a mídia o apresenta.
* Cecília de Paiva, jornalista, revista Missões no Muticom em Porto Alegre.
Fonte: Revista Missões

29 de janeiro de 2010

MISSIONÁRIAS E MISSIONÁRIOS DA CONSOLATA CELEBRAM O DIA DA FUNDAÇÃO DE SUAS FAMÍLIAS MISSIONÁRIAS


Hoje as Missionárias da Consolata celebram os 100 anos de fundação e os Missionários 109. Um dia para dar graças ao Senhor por tantas maravilhas que ele operou por meio destas famílias nos quatros cantos do Mundo. Feliz aniversário!

24 de janeiro de 2010

MISSIONÁRIAS DA CONSOLATA CELEBRAM 100 ANOS DE FUNDAÇÃO



Hoje na Catedral de Cristo Redentor, as Missionárias da Consolata celebram 100 anos de Fundação e os 50 anos de consagração e doação ao Senhor de irmã Gianna Rosa.
Às 19.30 horas terá lugar a solene celebração eucarística em ação de graças presidida por Dom Roque e concelebrada por vários missionários e padres da diocese. 
Por cem anos de vida e missão queremos cantar as glórias de Deus.


20 de janeiro de 2010

FESTA DO PADROEIRO DE BOA VISTA



Hoje às 17 horas haverá a procissão em honra de São Sebastião. o ato começará na igreja de São Sebastião   percorrerá a Avenida da Consolata, até a Praça da Bandeira, no bairro São Pedro e voltará pela Avenida Getúlio Vargas. Em seguida terá missa e o arraial. Temas da celebração serão a situação do terremoto do Haiti e da Fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, Zilda Arns. 
O exemplo de fidelidade deste jovem cristão seja estímulo para nossas comunidades viver seu compromisso de fé e sua fidelidade ao Evangelho mesmo perante os desafios do tempo presente.

18 de janeiro de 2010

LEMBRANDO A FUNDADORA DA PASTORAL DA CRIANÇA E DA PESSOA IDOSA



A Igreja de Roraima irá lembrar a Dr. Zilda Arns numa celebração eucarística na Igreja Matriz hoje 18.01.2010 às 19 horas. A celebração será presidida por Dom Roque Paloschi, Bispo de Roraima.
Todos somos convidados para dar graças a Deus por este sinal de Deus que passou no meio de nós. 

9 de janeiro de 2010

SAUDAMOS COM ALEGRIA O NOVO PASTOR DE AFOGADOS DE INGAZEIRA



Depois de um tempo de espera a Diocese de Afogados de Ingazeira tem um novo pastor em Dom Egidio Bisol. Pessoa já conhecida e estimada nas terras pernambucanas, depois de uma breve experiência missionária na Amazônia e em nossa Diocese de Roraima, volta ao primeiro amor com mais responsabilidade e com um renovado compromisso conosco que continuamos aqui em Roraima.
A Dom Egidio que hoje às 17 horas é sagrado Bispo os votos de um longo e fecundo apostolado.

3 de janeiro de 2010

VI CAMINHADA DA PAZ - ALGUMAS INSTANTANEAS



MONUMENTO À PAZ





DOM ROQUE PRESENTE AO EVENTO 





IRMÃO DANILO (CENTRO) COM OS PADRES THIAGO E PAULO




JOVENS NA CAMINHADA  CONTRA A VIOLÊNCIA

TAMBÉM TINHA A MISSÃO JOVEM



TAMBÉM A MENINA VAI DE BICICLETA




O POVO DE DEUS PARTICIPOU MASSIVAMENTE




A ATUALIZAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESSUS

"Se queres cultivar a Paz , preserva a criação"

1 de janeiro de 2010

ANO NOVO



"Se queres cultivar a paz, preserva a criação"


Segurança pública, violência contra a mulher, econômia de partilha, esses e outros temas são o objeto de reflexão da sexta Caminhada da Paz, esta tarde, 1 de janeiro de 2010, Solenidade da Mãe de Deus. 
Lugar: Praça Germano Augusto Sampaio
Hora: 17 horas


Participe com toda a sua família e faça deste dia um dia de paz para si e sua família.