10 de agosto de 2011

Pastorais sociais estudam sua ação à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

O Encontro Nacional dos Coordenadores das Pastorais, Organismos, Regionais, Bispos da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), termina nesta terça-feira, 9. Teve início ontem, 8, no Centro Cultural de Brasília (CCB) com o objetivo de estudar a sua missão, para os próximos quatro anos, à luz das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, em maio passado.



O bispo de Roraima, dom Roque Paloschi, apontou o papel das novas DGAE para o desenvolvimento da caminhada das Pastorais Sociais até 2015. “As novas Diretrizes são o caminho, a direção. As ações pastorais das Pastorais Sociais têm um caminho que é Jesus e as DGAE são fruto do clamor das comunidades, da Igreja no Brasil inteiro e fruto de um processo onde as Pastorais Sociais não estão fora das comunidades e da ação da Igreja, elas revelam o rosto amoroso de Deus através da solicitude e da solidariedade junto aos pequenos deste país”, afirmou.
Dom Roque enfatizou a importância desse aspecto. “O encontro acontece para que tenhamos clareza da caminhada da Comissão. Precisamos entender, nessa nova caminhada, que as Pastorais Sociais devem encorajar todos os nossos irmãos e irmãs, sejam eles religiosos, padres, bispos, além de um número incontável de homens e mulheres, cristãos que se dedicam de corpo e alma à promoção e defesa da vida dos pobres”, disse dom Roque.

Durante o encontro foi apresentada também a nova direção da Comissão, que conta com o presidente, bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, que sucedeu a dom Pedro Luiz Stringhini, e o novo assessor, padre Ari Antônio dos Reis, que sucedeu irmã Delci Franzen. Os representantes das Pastorais Sociais partilharam também as expectativas para os próximos anos de caminhada da Comissão.


Entre as várias pastorais sociais presente no encontro está a Pastoral dos Pescadores, representada pela leiga Maria José da Silva, de Salvador (BA). Ela aproveitou o encontro para trocar experiências com as outras pastorais e se inteirar da renovação na Igreja a partir das novas DGAE, da presidência da CNBB e da Comissão. Disse que o encontro fortaleceu a sua caminhada enquanto parte da Igreja no Brasil.“É importante participar de um encontro como esse porque conhecemos a nova presidência da CNBB e da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz; também foi o momento oportuno de estudar esse período da história marcado de mudanças e grandes desafios para atuarmos melhor enquanto pastoral social e conhecer de perto esse novo direcionador da Igreja que são as Diretrizes Gerais”, pontuou Maria.

O assessor da Comissão, padre Ari dos Reis, completou destacando que o foco do encontro foi “dialogar e avaliar como as Pastorais Sociais poderão trabalhar para que as novas DGAE possam cumprir seu papel no período de quatro anos”. Segundo ele, o encontro foi marcado por esse estudo que “visa estreitar os laços do novo documento com a missão das Pastorais Sociais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário