28 de março de 2014

Comissão conclui texto sobre questão agrária


“A Igreja e a questão agrária brasileira” é um dos temas prioritários da 52ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ontem, dia 27, a Comissão que prepara o texto que será apresentado aos bispos esteve reunida na sede da CNBB, em Brasília, para concluir o documento.
Desde 2013, a questão agrária é debatida pela Comissão, designada durante a 51ª AG. Antes disso, o tema foi estudado pelos bispos do Brasil, dando origem ao Estudo nº 99 da Conferência “Igreja e questão agrária no início do século XXI”.
No mês de dezembro de 2013, o texto foi enviado aos bispos de todo o país para contribuições, emendas e sugestões. Com a nova redação, será encaminhado novamente ao episcopado brasileiro. “Durante a Assembleia Geral o texto será votado e esperamos que seja aprovado”, afirma o presidente da Comissão Especial para o tema e arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Itamar Vian.
O texto está divido em três partes: ver, julgar e agir. De acordo com dom Vian, a primeira parte aborda a realidade, envolvendo água, questões de terra, meio ambiente e situações de conflito. A segunda parte faz referência à Palavra de Deus, às orientações da Igreja e ao posicionamento dos papas quanto à questão. Na última parte estão as propostas dos bispos às comunidades do Brasil em relação ao tema. “O que nós queremos, como pastores, é que aconteça a partir da realidade, a partir dos documentos da Igreja, da Bíblia, de pronunciamentos do papa Francisco e de outros papas. Vamos sugerir caminhos para que o povo brasileiro possa ter uma vida de mais paz, mais serenidade com referência a questões tão graves como esta”, resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário